sexta-feira, 31 de julho de 2015

Relatório da Audiência com secretário de Relações de Trabalho, Sergio Mendonça e equipe




No 24º dia de greve nacional – que conta com os estados AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, RO, RR, SE, SC, SP e TO –, os representantes do Comando Nacional de Greve da Fenasps (CNGF) participaram de duas importantes audiências.

Importante destacar que as propostas da Carreira da Seguridade Social e Anvisa, estão sendo tratadas em audiências especificas, conforme relatórios já disponíveis na pagina da FENASPS, enviado para os Estados por email.

Os membros do grupo técnico participaram dos debates dos GTs para tratar dos processos de trabalho na sede do INSS. Um grupo do comando analisou dados da folha de pagamento para apresentar ao Ministério do Planejamento (MPOG), na continuação das negociações da greve iniciada no último 7 de julho.

Nesta última reunião, representantes do CNGF debruçaram-se sobre as principais reivindicações da categoria junto ao secretário de Relações de Trabalho, Sergio Mendonça e equipe, formada por Edina Maria, José Borges e Vladimir Nepomuceno, com a participação da presidente do INSS, Elisete Berchiol, e do coordenador de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes. Ponto a ponto, foram discutidos os assuntos abaixo. As propostas da Fenasps estão em negrito. 

CONFIRA AQUI a íntegra do Informativo n° 019 do Comando Nacional de Greve da Fenasps (CNGF).

MEMÓRIA DA REUNIÃO NO PLANEJAMENTO (29/07)

MEMÓRIA DA REUNIÃO NO PLANEJAMENTO (29/07)
A reunião começou com a fala do diretor da SRT  Sérgio Mendonça representando a proposta de 21,03% em quatro anos, aumento dos benefícios sociais já apresentados e a aposentadoria pela média. Isto sem apresentar por escrito. Após uma rodada de falas das entidades foi reafirmado que os itens apresentados pelo diretor da SRT faz parte da pauta geral e que a expectativa da reunião e a tratativa da pauta das questões específicas, dando ênfase à incorporação da GDASS, 30 horas para todos, concurso publico,  plano de carreiras, insalubridade para todos, avista da greve de 2009, Melhorias dos processos de trabalho. Em sua apresentação o Ministro Gabas, explicou sua presença em função de ser servidor da casa,  falou sobre a crise econômica e reconheceu a visibilidade da greve até por conta do recesso parlamentar. Que precisa ter uma posição das entidades para discutir com a Presidenta e outros setores do governo. Por sua vez reafirmamos a necessidade de responder aos pontos da pauta por escrito para se apresentado nas assembleias. Solicitaram um tempo para conversar. Estamos aguardando. A REUNIÃO TERMINOU AGORA, SERGIO MENDONÇA E GABAS SE COMPROMETERAM A APRESENTAR RESPOSTA A PAUTA AMANHÃ (30/07) ÀS 13 HORAS. Manter e ampliar a greve!!!



ATO PÚBLICO DOS SERVIDORES DO INSS EM CURITIBA
Nesta manhã (30/07), mais uma vez os servidores em Greve por Tempo Indeterminado realizaram ATO PÚBLICO DE GREVE pelas ruas centrais de Curitiba, com a concentração iniciando na Praça Santos Andrade e encerrando na Boca Maldita.
14 das 17 APS da GEX Curitiba zeradas e fechadas hoje! Nas outras três tiveram 150 atendimentos, só de perícia... Mais uma vez nosso ato foi um sucesso!!! Participação de gestores de várias GEX e de vários setores da gerência... Fizemos passeata pelo calçadão da XV e orientamos os colegas de tudo que está acontecendo... Já temos notícias de alguns que não haviam aderido ainda e que a partir de hoje vão continuar em greve conosco! Força total rumo aos 100%!!!



ATO PÚBLICO DOS SERVIDORES DO INSS E DA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA EM PATO BRANCO
Também neste dia 30, em Pato Branco ocorreu ATO PÚBLICO DE GREVE com a participação de grevistas do INSS de Pato Branco, Coronel Vivida e da Universidade Federal Tecnológica. Há grande expectativa de que o Ministério do Planejamento faça proposta concreta para atender nossas reivindicações.



ATO DE GREVE EM GUARAPUAVA
A greve continua muito forte na APS de Guarapuava. É muito importante mantermos a mobilização para que o governo saiba que estamos dispostos a continuar essa luta até sermos atendidos.

 
FENASPS - INFORMATIVO 017 DO COMANDO NACIONAL DE GREVE
Devido às atividades da semana de 21 a 23 de julho, foi marcada uma audiência com a secretária executiva do Ministério da Saúde (MS), Ana Paula Menezes, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MS, Eliana Pontes de Mendonça, o subsecretário de Assuntos Administrativos, Dr Malé e a secretária da Mesa Setorial. Estavam presentes pela FENASPS: Cleuza Faustino (MG), Carlos Roberto (DF) e Hélio de Jesus (PR), além de vários militantes dos estados do RJ, MG, SP, SC e BA.
Logo no início, foi colocado para a secretária executiva, Ana Paula, o movimento de greve instalado na base da Seguridade Social e Trabalho que não tem a mesma visibilidade do Seguro Social, por conta da pulverização dos servidores da saúde aos estados e municípios na prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), diferentemente do Rio de Janeiro, onde existem hospitais próprios ligados ao Ministério da Saúde onde a greve está forte e bem localizada.
Na apresentação dos representantes da FENASPS, foi localizada a greve deflagrada na base do Seguro e da Seguridade em todo o país. Em seguida, foi apresentada a pauta específica protocolada nos Ministérios da Saúde, Previdência e Trabalho (em anexo).
Na oportunidade, foi feito um pequeno resumo da proposta construída na Mesa Setorial de Negociação permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS) sobre a reestruturação das tabelas da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). Proposta já assinada pelo atual ministro da Saúde, Arthur Chioro, em 10 de março de 2015, e protocolada no Ministério do Planejamento em 11/03, conforme Ofício 097 do ano corrente.
Após explanação das Entidades Nacionais, a secretária executiva informou sobre alguns pontos que foram colocados como demandas na reunião do dia 22 de julho, tais como a situação dos servidores com duplo vínculo, cuja proposta da bancada sindical – para suspender todos os processos administrativos e aqueles que por ventura já foram publicadas as demissões teria que buscar as vias judiciais – foi acatada pela secretária.
Para os outros casos que ainda estavam respondendo PADs, a mesma iria verificar caso a caso por meio da Mesa Setorial, e informou que até esta sexta-feira, 31 de julho, será publicada Portaria sobre a suspensão da demissão via PADs.
Segundo a Secretaria Executiva, esse é um tema que o Ministério da Saúde tem cuidado de perto e que, como neste ano não havia recebido ainda nenhuma demanda, solicitou às Entidades que encaminhem para o Ministério, por escrito, os casos existentes sobre assédio moral, para que a Secretaria faça os devidos encaminhamentos e o mesmo será feito em relação aos contaminados pelo uso de larvicidas.
Em relação ao Oficio 097 de março de 2015, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, se comprometeu em fazer contatos com a Secretaria de Relações do Trabalho e os ministros do Planejamento e da Fazenda, no sentido de impulsionar a abertura de negociação em relação à proposta de reestruturação das tabelas da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e ainda dialogar sobre a necessidade de envolver os ministérios do Trabalho e da Previdência Social.
Sobre a Portaria da Cedência, foi reafirmado pela Fenasps a importância de se alterar o termo sobre a jornada de 30h semanais, para que os gestores estaduais e municipais cumpram a portaria, garantindo o cumprimento da jornada de 30h para os servidores cedidos. Em relação a isso, o Ministério da Saúde ficou de analisar e dar um retorno às entidades da MSNP/MS.
Quanto às demais demandas administrativas, serão enviadas para a Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde, cuja próxima reunião ocorrerá no dia 13 de agosto.
Brasília, 29 de julho de 2015 – COMANDO NACIONAL DE GREVE

Com greve, apenas sete agências do INSS no Paraná mantêm atendimento

Na maioria, somente as perícias médicas agendadas estão sendo realizadas.
Categoria exige 27% de reajuste; governo oferece 21,3% em quatro anos.

Do G1 PR



Agência do INSS no Centro de Curitiba está fechada para atendimento nesta quinta-feira (30) (Foto: Gisele Pimenta/Frame/Estadão Conteúdo)
Das 74 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Paraná, apenas sete mantêm o atendimento total nesta quinta-feira (30). De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs-PR), em outras dez, somente as perícias médicas agendadas estão sendo realizadas.
A categoria aderiu ao movimento grevista nacional no dia 7 de julho e de acordo com o sindicato não há previsão de quando devem encerrar a paralisação, mas estudam a realização de uma assembleia estadual na próxima semana.
Os servidores de carreira pedem reajuste salarial de 27%, realização de concurso público, fim do assédio moral, incorporação das gratificações, entre outros. O governo, por sua vez, insiste foi de 21,3%, parcelado em quatro anos.
No Paraná, são aproximadamente 2 mil servidores responsáveis por cerca de 3,5 mil atendimentos diários.
Em nota, o INSS garantiu que estabelece uma relação de diálogo com os funcionários e que reconhece a importância da categoria na garantia dos direitos dos segurados. Além disso, o Instituto declarou que mantém as portas abertas para que seja encontrada uma solução que contemple os interesses de todos.
Confira as unidades abertas, conforme o Sindprevs
Atendimento total
Região de CuritibaColombo e Itaperuçu
Região de Cascavel – Palmas
Região de Ponta GrossaTelêmaco Borba e Pinhão
Região de Maringá Nova Esperança e Goioerê
Perícias médicas
Região de CascavelFrancisco Beltrão
Região de MaringáCampo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama
Região de LondrinaApucarana, Cornélio Procópio, Rolândia, Bandeirantes e Cambé
Remarcações
Os segurados que têm agendamento marcado para o período de greve devem remarcar a data. Isso é feito na própria agência do INSS e a data poderá ser confirmar pelo telefone 135.

Ministérios da Saúde e do Trabalho
Servidores do Ministério da Saúde e do Trabalho que são cedidos para prefeituras e para o governo do Estado também estão em greve em algumas regiões do Paraná desde o dia 7 de julho. As reivindicações da categoria são praticamente as mesmas feitas pelos servidores do INSS.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

ATO PÚBLICO DE GREVE EM CURITIBA NO DIA 30/07/2015

Mais de 300 servidores do INSS de Curitiba, Região Metropolitana e Paranaguá, se concentraram a partir das 09:00 horas, na Praça Santos Andrade em Curitiba-PR, e seguiram em caminhada pelo calçadão da Rua XV até a Boca Maldita. Estiveram presentes também, apoiando a mobilização, Servidores Aposentados do Seguro e Seguridade Social e Servidores Técnicos do Seguro Social na Receita Federal.











Ato Público realizado em Foz do Iguaçu



Audiência com a Secretária Executiva do Ministério da Saúde



Devido às atividades da semana de 21 a 23 de julho, foi marcada uma audiência com a secretária executiva do Ministério da Saúde (MS), Ana Paula Menezes, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MS, Eliana Pontes de Mendonça, o subsecretário de Assuntos Administrativos, Dr Malé e a secretária da Mesa Setorial. Estavam presentes pela FENASPS: Cleuza Faustino (MG), Carlos Roberto (DF) e Hélio de Jesus (PR), além de vários militantes dos estados do RJ, MG, SP, SC e BA.

Logo no início, foi colocado para a secretária executiva, Ana Paula, o movimento de greve instalado na base da Seguridade Social e Trabalho que não tem a mesma visibilidade do Seguro Social, por conta da pulverização dos servidores da saúde aos estados e municípios na prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), diferentemente do Rio de Janeiro, onde existem hospitais próprios ligados ao Ministério da Saúde onde a greve está forte e bem localizada.

CONFIRA AQUI a íntegra do Informativo n° 017 do Comando Nacional de Greve da Fenasps (CNGF).

CONFIRA AQUI o Ofício FENASPS 042/2015, que trata da pauta específica dos servidores da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST).

quarta-feira, 29 de julho de 2015

ATO PÚBLICO DE GREVE

CONVOCATÓRIA

ATO PÚBLICO DE GREVE

Quinta-Feira, dia 30 de Julho/2015 – 9 horas
Local: Praça Santos Andrade - Curitiba, PR

Para intensificar o movimento e protestar contra o governo, que não atende nossas reivindicações, estaremos realizando um ATO PÚBLICO DE GREVE neste dia 30 de julho, a partir das 9 horas na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Para tanto convocamos a todos os servidores de Curitiba e Região Metropolitana, ativos e aposentados a virem somar a nossa luta que é de todos e para todos.



COMANDO GREVE DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA


Juntos somos muito fortes!!!
Jamais conquistamos nada sem lutar!!!

Greve no INSS

Greve do INSS entra na terceira semana
Não há previsão para a retomada dos atendimentos...
http://cgn.uol.com.br/noticia/144811/greve-do-inss-entra-na-terceira-semana
Na esperança de que a greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tivesse acabado, algumas pessoas compareceram nesta segunda-feira (27) na agência de Cascavel, no entanto, encontraram as portas fechadas.
A greve geral dos trabalhadores do INSS começou no dia 7 de julho e não tem data prevista para acabar. A categoria reivindica 27,6% de reajuste, melhores condições de trabalho, realização de concurso público, entre outros pontos.
As pessoas que não conseguiram ser atendidas devido a paralisação terão a data de atendimento remarcada. O INSS informou que vai considerar a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento para evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.

Mais notícias Sobre a Greve....

O INSS continua em Greve

http://globotv.globo.com/rpc/parana-tv-2a-edicao-guarapuava/v/o-inss-continua-em-greve/4340279/

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Funcionários do INSS continuam greve sem expectativa de término

Uma nova reunião deve acontecer essa semana em Brasília


Hoje se completam 20 dias que essa rotina se repete. Com uma longa pauta de reivindicações, os

funcionários do INSS continuam em uma greve sem expectativa de término. 

Na semana passada, um projeto foi aprovado na Câmara Federal, que atenderia parte das demandas dos grevistas. Mas, a medida foi vetada pela presidente Dilma Rousseff e as negociações voltaram a estaca zero. Segundo os manifestantes, os 21% propostos pelo governo federal na realidade não cobrem nem a inflação do período. 

Uma nova reunião deve acontecer essa semana em Brasília. Mas, por enquanto, nada de proposta concretas para por fim ao movimento.

Cerca de 1.500 funcionários da URBS que atendem o setor administrativo, a fiscalização na rodoferroviária e que fazem os serviços da Secretaria Municipal do Trânsito, a Setran, reclamam atrasos que vem acontecendo.


Jornal da Catve 1ª Edição

sexta-feira, 24 de julho de 2015

RELATÓRIO DE REUNIÃO DA FENASPS COM MINISTÉRIO DA SAÚDE EM 22 DE JULHO



Foram muito importantes as atividades das caravanas em frente ao Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 22 de julho, para abrir o processo de negociação para os trabalhadores daquele ministério. É importante frisar que quando discutimos a pauta específica do Ministério da Saúde, estamos discutindo também as pautas dos servidores dos ministérios do Trabalho e da Previdência, em virtude desses comporem a mesma carreira (CPST ou Seguridade Social).

Essa foi a posição da FENASPS na audiência com o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, no dia 21 de julho, na qual cobramos a situação do processo negocial da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). Foi formulada uma proposta na Mesa Setorial do Ministério da Saúde, inicialmente de reestruturação das tabelas que não representa o conjunto de propostas da categoria, porém resgata um pouco o poder aquisitivo dos trabalhadores e ainda cria uma gratificação que estimula o servidor a fixar nesses órgãos que ao longo do tempo tem sofrido perdas irreparáveis e um esvaziamento sem precedentes. Para além disso, o debate da CPST vai continuar em seus respectivos Ministérios.

Na audiência desta quarta-feira, 22, com o subsecretário de Assuntos Administrativos, Dr Malé, cobramos um posicionamento em relação à jornada de trabalho dos servidores cedidos, considerando que mesmo com a publicação da Portaria 243 de 10 de março de 2015, os Gestores Estaduais e Municipais não estão respeitando o contido na mesma.
Cobramos ainda a extensão da jornada de trabalho para todos os servidores considerando o Decreto 4836 de 2003, que autoriza o Ministro de Estado de implantar as 30 horas semanais, sem redução salarial.

A exemplo de outros processos, é pertinente negociar no período de greve os descontos da greve de 2012 dos trabalhadores da saúde que muitos até hoje não conseguiram pagar.

Ainda sobre desconto dos dias parados referente à greve de 2015, foi informado que não existe nenhuma orientação a respeito, em função do processo de negociação junto ao Ministério do Planejamento não ter sido concluído.

Em relação ao Duplo Vínculo que ultrapassa a jornada permitida pelo Ministério Trabalho e o próprio TCU, o Dr Malé ficou de rever essa situação e discutir na Mesa Setorial de Negociação do Ministério da Saúde.

Buscando fazer um levantamento dos principais problemas nos Núcleos Estaduais, o subsecretário tem realizado visitas nos Escritórios Regionais e nos dias 30 e 31 de julho estará no Núcleo de Minas Gerais (MG), quando se comprometeu em buscar um diálogo com o Secretário Estadual de Saúde de MG, no sentido de encontrar solução para as 30 horas dos cedidos sem redução de salário.



Por fim, está confirmada audiência com a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Ana Lúcia, no dia 28 de julho, às 17 horas, por ser ela que trata da articulação entre os demais Ministérios que fazem parte da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e o Ministério do Planejamento. Ela ratificou seu compromisso em dar continuidade do processo de negociação através da Mesa Setorial. 

O Comando Nacional de Greve da FENASPS orienta aos Estados a intensificar a Luta na Saúde para conquista de nossa pauta de revindicação, pois só a nossa força é que trará vitórias!

Brasília, 23 de julho de 2015


COMANDO NACIONAL DE GREVE

quinta-feira, 23 de julho de 2015

MARCHA A BRASÍLIA REÚNE MAIS DE SEIS MIL TRABALHADORES



A greve completou 17 dias paralisando 26 estados – AC, AL, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, RO, RR, SE, SC, SP e TO. Em Amazonas, o estado de greve permanece para a construção da mesma. Com a força e pressão do movimento, o governo abriu as negociações com os servidores.

Houve audiência na SRT/MPOG, com Fórum das Entidades, na última segunda-feira, 20 de julho, apresentando reajuste salarial de 21,03% parcelado em quatro anos, reajuste do Vale-Refeição e Auxílio Pré-Escolar e Saúde Suplementar.

No dia seguinte, 21 de julho, aconteceu a primeira reunião da pauta específica da base do Seguro e da Seguridade Social com Ministério do Planejamento. A Fenasps reafirmou a Jornada de 30 horas semanais; Incorporação da GDASS e GDPST; Concurso Público e Fim do Assédio Moral.

O Secretário de Relações do Trabalho informou a disposição do governo em apresentar proposta para incorporar gratificação pela média de recebida pelos últimos cinco anos e buscar soluções para equacionar o problema da remuneração dos servidoresdo INSS, cuja parte variável (GDASS) representa 70%, enquanto a parte fixa (VB) alcança apenas 30%.

Sobre a Jornada de 30h, o representante da SRT/MPOG mencionou que vai realizar audiência com o ministro da Previdência, Carlos Gabas, e a presidente do INSS, Elisete Berchiol, para discutir as questões da pauta de reivindicações. Além disso, vão analisar esta questão à luz do decreto 4836/2003 para responder à pauta.




Ainda no dia 21 de julho, foi realizado um ato em frente ao edifício-sede do INSS e uma reunião com a presidência do INSS. A partir dessa audiência, foram compostos dois grupos técnicos que se reunirão nos dias dia 23 e 24 de julho para tratar da Instrução Normativa (INS) n° 74 e Processo de Trabalho. Nesta quinta-feira, 23, participaram das reuniões dos grupos os estados SP, RS, BA e PA, sobre REAT, e RS, SC e SP, sobre IN 74.

Com grande movimentação de servidores da base do Seguro e da Seguridade Social, e fundamental contribuição de movimentos populares, como o Movimento Resistência Popular (MRP), e também das outras categorias do funcionalismo em greve, a Marcha Nacional reuniu mais de seis mil trabalhadores em Brasília no dia 22 de julho. Logo após a marcha, representantes das entidades dos SPFs foram recebidos pelo assessor especial da Secretaria-geral da Presidência da República, José Feijóo.



No dia 22 de julho também foram realizados, em frente ao Ministério da Saúde, um ato com servidores da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e (CPST), e uma audiência com a Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde (ver Informativo 014).

A Fenasps está pressionando o governo para realizar audiência conjunta com o ministro Carlos Gabas (Previdência), a presidência do INSS e a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento. Após a Marcha realizada ontem (22), as entidades dos SPFs vão discutir os próximos passos. Vamos avançar para paralisar as atividades em todas as APS do país!

É importante destacar que, ao contrário do que está sendo divulgado nas redes sociais, não existe proposta formalizada pelo governo, a não ser conversas de bastidores! A Fenasps orienta a não acreditar em conversas informais, apenas nos informativos oficiais da federação.

Com isso, orientamos os servidores a manter firmeza na greve já que, por enquanto, não existe nenhuma proposta oficial do governo. Qualquer outra informação é mera especulação!


Brasília, 23 de julho de 2015

COMANDO NACIONAL DE GREVE

Olha o Sorvete......




quarta-feira, 22 de julho de 2015

Marcha dos servidores públicos federais























Servidores públicos federais fazem marcha na Esplanada dos Ministérios

Os servidores querem reajuste salarial de 27,3% e a proposta do governo é 21,3% parcelados em quatro anos

Servidores públicos federais fizeram hoje (22) uma marcha na Esplanada dos Ministérios reivindicando reajuste salarial maior que o proposto pelo governo. Com faixas, bandeiras e carro de som, os manifestantes desceram a Esplanada dos Ministérios e chegaram ao Palácio do Planalto.
A Marcha a Brasília reuniu servidores de diversos estados e também categorias em greve como os servidores da Previdência Social, professores universitários e integrantes dos quadros técnico-administrativos das instituições federais de ensino superior. A estimativa da organização da marcha é que 5 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar calculou em 1,6 mil o número de participantes.
Os servidores querem reajuste salarial de 27,3% e a proposta do governo é 21,3% parcelados em quatro anos. Em reunião na última segunda-feira (20), o Ministério do Planejamento propôs também reajustes para o auxílio-creche, auxílio alimentação e para o plano de saúde suplementar.
Na avaliação do secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal, Otho Pereira, não é viável aceitar a proposta de reajuste para quatro anos. “O índice é baixo e é inaceitável o prazo de quatro anos. Faríamos um acordo de, no máximo, dois anos. Não sabemos qual será o índice inflacionário do futuro”, disse. Sem avanços que agradem os servidores federais, a categoria pretende intensificar a mobilização e ampliar o alcance da greve a partir da próxima semana. “A expectativa é que, a partir de segunda, diversos outros setores comecem greve: a ideia é fazer como em 2012, uma greve generalizada”.
O representante do Central Sindical e Popular (CSP) Paulo Barela reconhece a importância do reajuste nos benefícios, mas considera que os valores ainda são insuficientes diante da inflação acumulada no período em que não houve reajuste. Ele defende ainda que os valores dos benefícios sejam equiparados aos do Judiciário, que são maiores. Barela também fala em aumento da mobilização dos servidores. “Algumas categorias estavam na expectativa da reunião da última segunda-feira mas, diante da reposta insatisfatória do governo, vamos ampliar o movimento”, disse.
Os servidores ficaram concentrados em frente ao Palácio do Planalto com a intenção de serem recebidos pelo ministro da Secretaria-geral da Presidência, Miguel Rossetto. A secretaria informou que o ministro não cumpre agenda no Planalto esta semana. Após a parada no Planalto, a marcha foi retomada e os participantes tomaram a direção da Esplanada dos Ministérios.
Ao longo desta e das próximas semanas, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, reúne-se com representantes de categoria do funcionalismo público em greve. Entre os servidores do Executivo, estão em greve os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os professores universitários, os servidores técnico-administrativos das instituições federais de ensino superior, os dos institutos federais e os da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fonte: Agência Brasil

Servidores do INSS fazem ato público no centro de Curitiba

21/07/15 às 09:40 - Atualizado às 11:47 Redação Bem Paraná com assessoria

O trabalhadores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) fazem um ato público no Centro de Curitiba nesta terça-feira, 21. Organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprevs) fazem um ato público nesta terça-feira, 21.
A concentração foi na Praça Santos Andrade, de onde o grupo partiu para a Boca Maldita, no Calçadão da Rua 15 de Novembro. O trânsito ficou bastante congestinado no meio da manhã, quando os manifestantes iniciaram a caminhada pelo Calçadão.
Os funcionários do INSS, em greve desde o dia 7 de julho, com o ato os servidores querem intensificar o movimento e protestar contra o governo, que não atende as reivindicações a categoria.

terça-feira, 21 de julho de 2015

MANIFESTAÇÃO




Servidores do Judiciário protestam e fazem ‘piada’ com a presidente Dilma
Protesto em Curitiba reúne cerca de 300 servidores, que reivindicam reposição salarial de até 78,6%.
·         21/07/2015

·     ·         Da Redação - http://www.gazetadopovo.com.br/

A vida não anda nada fácil para a presidente Dilma Rousseff. Ruptura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ),pedaladas fiscais, oposição acenando com impeachment, fogo amigo do ex-presidente Lula, economia negativa, desemprego aumentando... Enfim, se não bastasse, a nova crise tem relação com o judiciário, que, amparado pela aprovação no Senado, pede um aumento salarial nada insignificante, que varia entre 56,4% a 78,6%.
Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa defende o “veto integral” do projeto de reajuste. O prazo para a presidente Dilma Rousseff sancionar ou vetar a proposta termina nesta terça-feira (21). Ela já indicou que irá vetar.

Como forma de pressionar, servidores do judiciário fazem protestos quase diários. Na manhã destaterça-feira (21), cerca de 300 pessoas estão protestando em Curitiba, segundo estimativas da Polícia Militar. A concentração foi na praça Santo Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os manifestantes, que ganharam o apoio de funcionários do INSS (reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho),do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdencia Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público (Sinditest-PR) – os funcionários técnicos e administrativos das universidades estão em greve. Ambos os grupos protestam por melhores condições de trabalho e recomposição salarial devido a perdas inflacionárias. A caminhada segue pelas principais ruas do centro de Curitiba. Além de palavras de ordem contra Dilma e o governo federal, havia também faixas contra o governador Beto Richa (PSDB).

Na segunda-feira (20), os manifestantes se encontram em frente ao Palácio do Planalto, justamente para que a presidente ouvisse as reivindicações. Abusando do bom humor, os servidores compararam Dilma com o polêmico presidente venezuelano Nicolás Maduro. Virou Dilmadura.
Trânsito em Curitiba
O protesto de servidores públicos federais começou às 9h, na Praça Santos Andrade. Depois, percorreu as avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano, encerrando a com uma concentração na Boca Maldita. Por volta das 10h30, a ocupação da rua Marechal Deodoro, na altura da Esquina das Marechais, complicou o trânsito na região.
Projeto
A proposta aprovada pelo Senado prevê aumentos a partir de 1 de julho de 2015 de 20%; 40% a partir de dezembro de 2015; 55% a partir de julho de 2016; 70% a partir de dezembro de 2016; 85% a partir de julho de 2017 e integralmente a partir de dezembro de 2017.


Ato Publico, realizado dia 21 de Julho, em Curitiba


Audiência na SRT/MPOG



Audiência com Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG) Sergio Mendonça e demais integrantes da equipe Dr Borges, Enedina e Vladimir Nepomuceno.

Confiram no link abaixo as fotos da audiência na SRT/MPOG  realizada nesta segunda-feira, 20 de julho.

CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES


 Julho/2015

21 de julho, terça-feira - audiência da FENASPS com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG), às 11h;
 
 
21 de julho, terça-feira - Ato na Direção Geral do INSS, às 14h;
 
 
22 de julho, quarta-feira - Concentração, às 9h, das caravanas na região do Museu Nacional (Circo) para realizar Grande Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais;
 
 
22 de julho, quarta-feira - Ato unificado no Ministério da Saúde e do Trabalho, às 14h.
 

Comando de Mobilização/Fenasps

INFORMATIVO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE


A Greve no Seguro e Seguridade Social completa 13 dias de paralisação com adesão de APS em 25 Estados e Saúde e Ministério do Trabalho parcial: AC -AL -AP-BA -CE-DF- ES-GO-MA-MG-MS-MT-PAPB-PE-PI-PR-RJ-RO- RN-RS-SE-SC-SP e TO. E a partir desta semana uma APS em Roraima. O movimento continua em ascenso por todo País e nesta semana estaremos reforçando a luta com atividades simultâneas em Brasília e nos Estados.
Hoje, o Comando de Greve da FENASPS participou da Audiência com Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento Sergio Mendonça e demais integrantes da equipe Dr. José Borges de Carvalho, Edina Maria Rocha e Vladimir Nepomuceno.
Os representantes do governo fizeram a contextualização do momento político do País e disseram que estariam apresentando oficialmente a proposta do Governo em relação aos Benefícios Sociais, Ticket Alimentação, Auxilio Pré-Escolar e Saúde Suplementar. Segundo Sergio Mendonça, nos estudos feitos os técnicos do Ministério do Planejamento fizeram cálculos para correção do vale alimentação (R$ 458,00) e saúde suplementar corrigida pela inflação de 22.08% do período 2012 a 2015, conforme a tabela que leva em consideração a faixa etária e salarial. E o auxilio creche com a inflação acumulada desde 1996 equivalente a 317,03%, a ser calculada sobre o valor regional do beneficio, dando exemplo de Brasília com valor atual de R$ 96,00 e irá para R$ 396,00. Em relação ao Reajuste Salarial as entidades mantém reivindicação de 27,03%, e o governo insiste em 21,03% a serem pagos em 4 anos, e desta vez reapresentou a proposta se comprometendo a colocar uma cláusula de revisão se os índices de inflação ficar acima da meta, mas deixou bem explicado que isto não é um gatilho salarial.
 As entidades criticaram duramente a proposta da SRT - Secretaria de Relações de Trabalho, pois tinham assumido compromisso na ultima reunião em discutirem internamente com os ministérios da área econômica e se fosse necessário com a Presidente Dilma e trazer outra proposta aos servidores. E tem o fato que entregamos pauta de reivindicação com vários outros pontos na pauta de Reivindicação como DataBase, negociação coletiva de trabalho, isonomia nos valores dos benefícios sociais com o poder judiciário entre outros. As entidades por unanimidade reafirmaram a proposta apresentada ao governo, e propusemos um prazo de uma semana para discutir em todo País e trazer resposta dos trabalhadores da base.
Foi confirmado que a partir de amanhã todas as entidades do Funcionalismo Publico Federal estarão se reunindo com o governo para tratar da pauta especifica, e a FENASPS se reunirá às 11horas, para discutir as questões como: 30 horas; incorporação da GDASS e GDPST; Concurso Público e condições de Trabalho. A partir das 14 horas iremos realizar atividades na Direção Geral do INSS, para discutir Revogação da IN 74, mudanças no processo de trabalho para discutir os ritmos, tempo de atendimento, jornada de 30 horas sem vinculação as metas do turno estendido, desvinculação da produtividade para pagamento de salários, Adicional de Qualificação, Concurso Público, Fim do Assédio Moral e devolução dos valores descontados da greve 2009 e dias de paralisações ocorridos no período. E ainda vamos cobrar, do INSS, a questão do Plano de Cargos e Carreiras e o pagamento do adicional de insalubridade e resposta a reivindicação para que o concurso de remoção seja feito nacionalmente e não limitado na área de abrangência das Superintendências Regionais.
As caravanas que estão em Brasília vão cumprir o papel fundamental de pressionar o governo para atender as reivindicações. As atividades nos Estados vão fortalecer a greve. Vamos em frente camaradas, para pararmos 100% o Brasil e conquistar nossas reivindicações.
Greve até a vitória.
Brasília, 20 de Julho de 2015.

Comando Nacional de GREVE da FENASPS